top of page

Fabricantes e distribuidores de máquinas e ferramentas: Um mercado em expansão

  • Foto do escritor: Jonas Garcia
    Jonas Garcia
  • 21 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

O comércio de ferramentas por intermédio de licitações tem movimentado milhões de reais conforme exposto no portal da transparência. Trata-se do processo pelo qual uma entidade pública ou privada busca adquirir ferramentas para uso em suas atividades. Essas aquisições incluem equipamentos manuais, máquinas, instrumentos de medição, ferramentas elétricas, entre outros.

Muitas pequenas empresas tiveram crescimento exponencial em seu faturamento devido à grandes distribuidores e fabricantes ignorarem esse mercado, simplesmente dispensando e ignorando os Editais lançados ou mesmo não demonstrando interesse em apresentar sua proposta.

Ao interessado é necessário interpretar as especificações técnicas das ferramentas desejadas, estabelecendo critérios claros e objetivos para avaliar o envio da proposta. Essas especificações devem considerar a qualidade, a durabilidade, a segurança e as características adequadas às necessidades da entidade e especificadas em Edital.

No processo de licitação de ferramentas, é necessário seguir as normas e regras estabelecidas pela legislação vigente, seja ela a Lei nº 8.666/1993 ou a nova Lei de Licitações, Lei nº 14.133/2021. É importante seguir as etapas estabelecidas, que incluem a publicação do edital de licitação, a habilitação dos interessados, a apresentação e análise das propostas, a fase de julgamento e a homologação do vencedor.

No momento da escolha do vencedor, é levado em consideração o critério de seleção estabelecido no edital, que pode ser o menor preço, a melhor técnica ou o melhor custo-benefício, por exemplo.

Oferecemos a indústrias e distribuidores desse setor uma consultoria gratuita para avaliar o mercado de licitações visando representar sua marca, consulte-nos.

Comments


Chame um advogado
bottom of page